© JUST IN CASE   |   Rua de Xabregas, 2 - sala 312, 1900-015 Lisboa     

Elbphilarmonie com fachada de vidro curvo complexo da Guardian Glass 

Localizada nas margens do rio Elba, na ponta ocidental da HafenCity em Hamburgo, Alemanha, o Elbphilharmonie é uma das maiores e acusticamente mais avançadas salas de espetáculos do mundo, bem como um excelente exemplo de arquitetura moderna.

 

O Elbphilharmonie é caracterizado pela arquitetura deslumbrante da instalação multiusos. Projetado por Herzog & de Meuron, o edifício não é apenas um local dedicado aos espetáculos musicais; É um complexo residencial e cultural de pleno direito. O edifício com 108 metros de altura, oficialmente inaugurado em janeiro de 2017, acomoda uma sala filarmónica, um salão para música de câmara, restaurantes, bares, um terraço com vista panorâmica sobre Hamburgo e o porto, apartamentos de luxo, um hotel, um centro de fitness, salas de conferências e estacionamentos.

 

O desenho do novo edifício em vidro assemelha-se a uma vela hasteada ou a uma onda de água. Projetada a partir da forma do armazém Kaispeicher original que o suporta, a perspetiva geral do novo edifício em vidro é idêntica ao bloco de tijolos do edifício mais antigo, acima do qual ascende. No entanto, na parte superior e inferior, a nova estrutura assume um desenho muito diferente da forma discreta e simples do armazém abaixo.


Fachada de vidro curvo complexo

A impressionante fachada de vidro com 21.800m2 do novo edifício é constituída em parte (aproximadamente 5.000m2) de vidro curvado que transforma a estrutura num enorme cristal de quartzo, cuja aparência muda continuamente à medida que capta os reflexos do céu, da água e das luzes da cidade.

 

Um dos desafios foi desenvolver os elementos de vidro curvo da fachada. Até então, ninguém tinha dobrado painéis de vidro com esta complexa geometria 3D.

FULL PRESS RELEASE