© JUST IN CASE   |   Rua de Xabregas, 2 - sala 312, 1900-015 Lisboa     

Projeto de Requalificação da Nova Alameda do Beato - Lisboa

1_Alameda_Beato_3D.jpg

A proposta de arquitectura do atelier Orgânica Arquitectura, vencedora do Concurso para a Alameda do Beato, irá reconfigurar o espaço público a partir da sua memória e identidade original promovendo a unidade do espaço da Alameda, desde a Igreja do Convento à Rua do Beato, através de um desenho sóbrio assente num único material - o pavimento de gabro.

 

"No séc. XX o automóvel e o mundo a ele ligado - as garagens e oficinas - tomaram conta da Alameda do Beato. O espaço público foi ficando refém de uma cada vez maior descaracterização, falta de organização espacial e de circulação”, refere Paulo Serôdio, acrescentando: “a nossa proposta procura trazer um outro tempo, abrandando velocidades, resgatando as qualidades óbvias do espaço”.

O adro da igreja vai receber um pavimento de pedra lioz, estado prevista ao lado da fachada principal a implantação de duas linhas de árvores, fundamentais para definir as circulações de carros e pessoas. Serão privilegiados os peões e minimizada a presença de automóveis no local.

 

O coordenador do projeto de requalificação explica que “condicionamos a circulação automóvel e regramos o seu estacionamento, dando enfoque à comunidade, trazendo às pessoas locais de encontro, de lazer e fruição: queremos criar um ambiente calmo, onde a comunidade se encontre, onde as árvores filtrem o sol às esplanadas, onde andar a pé ou de bicicleta vai ser a nova regra." 

FULL PRESS RELEASE